Dicas de Provas


Temas que poderão ser abordados pela prova de Português
ENSINO MÉDIO NOVEMBRO 2013


  • GERAÇÃO INTERNET E A CULTURA DE MASSA
  • COPA DO MUNDO 2014
  • O MEIO AMBIENTE E A INTERFERÊNCIA HUMANA
  • OS MOVIMENTOS SOCIAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O BRASIL
  • A VINDA DO PAPA PARA O BRASIL

 
Leia sobre os temas, informe-se!

Venha preparado(a) para a sua dissertação.
 
* NÃO SE ESQUEÇA DE CONSULTAR EXEMPLOS DE DISSERTAÇÕES POSTADAS NESTE BLOG.
______________________________________________________________________


Conteúdo de apoio/ estudo: aluno PORTUGUÊS

As palavras são formadas por sons ou fonemas que, por sua vez, formam sílabas. Chamamos sílaba a um conjunto de letras que se pronuncia de uma só vez. Uma palavra pode ter uma, duas ou mais sílabas.

Quanto ao número de sílabas, as palavras classificam-se em:
monossílabos - quando têm só uma sílaba, como em pai;
dissílabos - quando têm duas sílabas, como em casa;
trissílabos - quando têm três sílabas, como em escola;
polissílabos - quando têm mais de três sílabas, como em automóvel.

Em todas as palavras há uma sílaba que se pronuncia com mais força - é a sílaba tónica. As restantes sílabas chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica de uma palavra pode ser a última, a penúltima ou a antepenúltima.

1-Leia as questões abaixo e responda comuma das palavras abaixo

Ditongo - Tritongo – Hiato

tendo em vista os conhecimentos dos quais você dispõe acerca dos critérios de divisão silábica, separe as sílabas das palavras demarcadas a seguir

a – secretária
b─ fluído
c─ cadeado
d─ pássaro
e – terra
f─  prato
g – psicológico
h– pneumático
i─ fruta
j – rainha
l – substância
m – gratuito
n – atualização

Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:

a) e – nig – ma - su – bju – gar – rai – nha
b) co – lé – gi – o – pror – ro – gar – je – suí – ta
c) res – sur – gir – su – bli – nhar – fu – gi – u
d) i – guais – ca- ná – rio – due – lo
e) in – te – lec – ção – mi – ú – do – sa – guões

Sinais de acentuação

Na linguagem escrita utilizamos três sinais de acentuação (acentos):

 agudo - como em há
 grave - como em à
 circunflexo - como em experiência

Existem ainda os seguintes sinais auxiliares da escrita:

 til - como em mãe
 cedilha - como em peça

Ditongos e dígrafos

Chama-se ditongo à combinação de duas vogais que se pronunciam ao mesmo tempo, formando uma só sílaba, e que podem ser orais ou nasais.

São orais os ditongos que se pronunciam apenas através da boca.

São nasais os ditongos em que, ao pronunciarem-se, o som sai pela boca e pelo nariz, simultaneamente.

Também há conjuntos de duas consoantes ou consoante e vogal que se lêem de uma só vez para formarem um novo som - são os dígrafos.

Os ditongos são sons vocálicos por serem formados por vogais. Os dígrafos são sons consonânticos.

Exercícios para estudo/ interretação/ classe gramatical/ linguagem

“A maior alegria do brasileiro é hospedar alguém, mesmo um desconhecido que lhe peça pouso, numa noite de chuva.” (Cassiano Ricardo, in O Homem Cordial)

1) Segundo as ideias contidas no texto, o brasileiro:
a) põe a hospitalidade acima da prudência.
b) hospeda qualquer um, mas somente em noites chuvosas.
c) dá preferência a hospedar pessoas desconhecidas.
d) não tem outra alegria senão a de hospedar pessoas, conhecidas ou não.
e) não é prudente, por aceitar hóspedes no período da noite.

2) A palavra mesmo pode ser trocada no texto, sem alteração de sentido, por:
a) certamente
b) até
c) talvez
d) como
e) não

3) A expressão “A maior alegria do brasileiro” pode ser entendida como:
a) uma personificação
b) uma ironia
c) uma metáfora
d) uma hipérbole
e) uma catacrese

4) O trecho que poderia dar seqüência lógica e coesa ao texto é:
a) Não obstante isso, ele é uma pessoa gentil.
b) Dessa forma, qualquer um que o procurar será atendido.
c) A solidariedade, pois, ainda precisa ser conquistada.
d) E o brasileiro ganhou fama de intolerante.
e) Por conseguinte, se chover, ele dará hospedagem aos desconhecidos.

Fonte, internet.
 
Temas possíveis para construção da redação ENSINO FUNDAMENTAL


DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

MANIFESTAÇÕES BRASILEIRA: ACORDA GIGANTE!

MERCADO DE TRABALHO: CONQUISTAS E DESAFIOS

COMPETIÇÕES PARA ADERIR UMA VAGA NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO

DEMANDAS NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL E INFORMAL


NO ENSINO FUNDAMENTAL TEMOS EIXOS BÁSICOS :
SABER LER/ SABER ESCREVER/ SABER INTERPRETAR E SABER ALGUMAS REGRAS
GRAMÁTICAIS.

A gramática de Português principal ferramenta de estudo, pois, representa a teoria que determina as regras e normas para o sujeito seguir dentro dos parâmetros da Língua Portuguesa Brasileira, apresenta em sua estrutura 4 partes:
Fonética / fonologia que estuda os sons das letras e palavras
LETRAS/SONS/ DÍGRAFOS
ENCONTROS VOCÁLICOS/ CONSONANTAIS
SÍLABAS
ACENTUAÇÃO
Morfologia; estuda a estrutura e formação das palavras
(10) CLASSES DE PALAVRAS/ VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS
Sintaxe: estuda a função das palavras dentro das frases
FRASES, TIPOS DE FRASES
SUJEITO/PREDICADO
Semântica: estuda o significado dos morfemas (palavras) dentro do contexto.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
HOMÔNIMOS/ PARÕNIMOS/ANTÕNIMOS
CASO DOS PORQUÊS/ A-HÁ-À -/ MAU-MAL/ AONDE-ONDE
SINAIS DE PONTUAÇÃO

LEIA COM ATENÇÃO O REFERIDO TEXTO E TENTE RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES SUBORDINADAS:

Pescaria / José Paulo Paes
Um homem
Que se preocupava demais
Com coisas sem importância
Acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.
Um amigo lhe deu então uma idéia
De usar as minhocas
Numa pescaria
Para se distrair das preocupações,
O homem se distraiu tanto
Pescando
Que sua cabeça ficou leve
Como um balão
E foi subindo pelo ar
Até sumir nas nuvens.
Onde será que foi parar?
Não sei
Nem quero me preocupar com isso.
Vou mais é pescar.
Fonte: Paes, José Paulo.Pescaria.In____.Palavra de poeta.São Paulo: Ática,2002


1.O Texto está expresso numa Linguagem:
Verbal Sentido Conotativo
Verbal Sentido Denotativo
Não Verbal Sentido Conotativo
Não Verbal Sentido Denotativo

2-No verso “acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas”, a expressão grifada poderia ser substituída por
a. Minhocas penduradas nos cabelos.
b. Muitas dores de cabeça
c. A cabeça cheia de preocupações.
d. Muitas preocupações com as minhocas

3.Quanto a fonética das seguintes palavras; pescaria/ minhoca/cheia , essas contém respectivamente;
a. 8 letras/4 sons – 7 letras /3 sons – 5 letras/2 sons
b. 8 letras/8 sons – 7 letras/ 5 sons - 5 letras /3 sons
c. 8 letras /8 sons – 7 letras/ 6 sons – 5 letras/4 sons
d. 7 letras/ 4 sons – 5 letras/ 3 sons – 4 letras /2 sons

4.O vocábulo Pescaria representa segundo as classes gramaticais;
a. Adjetivo
b. Substantivo
c. advérbio
d.Verbo

__________________________________________________________

CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA PORTUGUÊS/ ENSINO FUNDAMENTAL
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL/ PRODUÇÃO /REDAÇÃO
Elementos da comunicação
Texto
Linguagens: verbal e não verbal
Denotação/ Conotação
Descrição
Narração
Discurso: Direto/ Indireto
Texto informativo
Fábula
Dissertação objetiva e subjetiva
Crônica
Carta
Conto
Bilhete
HQ- charges

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GRAMÁTICA:
Semântica
Significação das palavras
Sinónimos/Antônimos/ Homônimos/ Parônimos
Sinais de Pontuação
Concordancias nominais
Frase, tipos de frase
Classes de palavras: variável, invariáveis
Substantivos
Variação regional e social
Adjetivo
Pronome
Artigo
Numeral
Verbo
Advérbio e locução adverbial
Interjeição
Preposição
Conjunção
Frase e oração
Sujeito e predicado
Oração sem sujeito
Sujeito indeterminado
Predicado verbal e predicado nominal, Vocativo
ORTOGRAFIA
Fonema e letra
Vogais e Consoantes
Encontros vocálicos:
Hiato, ditongo, tritongo, dígrafo
Sílabas
Uso dos porquês
Fonemas s / z/ s/ ç
Sufixos esa, eza
Acentuação/ monossílabos tônicos
Oxítonas
Paroxítonas
Proparoxítonas
Mal -mau
Onde- aonde
HÁ e A
 
CONTEÚDO DISCIPLINA QUÍMICA
        
lista de exercícios de Química (Clique aqui)
       ___________________________________________________________

CONTEÚDOS BÁSICOS DE GEOGRAFIA- ENSINO FUNDAMENTAL


- Nosso Planeta- Sistema Solar
- Constelações- Planetas e Satélites
- Movimentos da Terra e suas Consequências
- Estações do Ano
- Coordenadas Geográficas
-Os Fusos Horários
-O Relevo Brasileiro
-Nossos Rios e Lagos
- Fontes de Energia- Renováveis e não Renováveis
-Regiões Brasileiras- Geopolíticas e Geoeconômicas
- Cartografia
-O Brasil no Mundo- Localização, Extensão e posição geográfica
-Clima e Vegetação- Características das Regiões
-As Unidades da Federação Brasileira- Governos
-Os Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário
- Pontos Extremos do Brasil
-População Brasileira-Integração da população
- Continentes Físicos e Políticos
-Recursos Naturais e Coinservacionismo ( Ecossistemas)
-Meio Ambiente e Saúde
- Globalização e Neoliberalismo
-Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos- Suas Características
-Migrações Internas no Brasil- Causas
-Favelização do Brasil
-Capitalismo e Socialismo
-Indicies de Desenvolvimento Humano ( Educação, Longevidade e Renda)
-Blocos Econômicos- Objetivos e Composições
- Mecanização da Agricultura

-Multinacionais
Lista de exercícios Geografia - ensino fundamental
         ________________________________________________________________

CONTEÚDOS BÁSICOS DE GEOGRAFIA- ENSINO MÉDIO

- Divisão Regional do Brasil- Geopolíticas e Geoeconômicas
- O Brasil no Mundo ( extensão, população, clima, vegetação, hidrografia)
- Países do Continente Sul- americano
- Desigualdades Sociais no Brasil- Desenvolvimento e Pobreza
- Problemas Sociais resultados das desigualdades sociais
- A Indústria da Seca no Brasil ( Nordeste)
- Urbanização Brasileira, fatores responsáveis
- Fases da Urbanização Brasileira
- Êxodo Rural, causas e consequências
- Principais Bacias Hidrográficas Brasileiras
-Problemas Ambientais no Brasil
- Os Biomas Brasileiros
- Reservas Minerais no Brasil
- O Pré-sal e suas contribuições para o Desenvolvimento Nacional
- Fontes de Energia, Renováveis não Renováveis e Alternativas
- População Brasileira
- Distribuição da População Brasileira
- Modo de Vida do povo Brasileiro
- Imigrantes e Colonizadores
- Propriedades Rurais no Brasil
- Industrialização Brasileira
- Etapas da Industrialização Brasileira
-Características da Industrialização Brasileira
-Desequilíbrios Econômicos e Sociais
-Multinacionais e suas influências na Industrialização Brasileira
- Setores Formais e Informais na Economia Brasileira
- Blocos Econômicos e seus Objetivos

- Os Tigres Asiáticos- As Fases de Revolução Industrial    
     Lista de exercícios Geografia - ensino médio    
     _________________________________________________________________

QUESTÕES PARA ESTUDO - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL


1) O ar é uma mistura de gases. Quais são eles?

2) Qual a importância do oxiênio para os animais? E para os vegetais?

3) Como é chamda a pressão que o ar exerce sobre nós?

4) Cite algumas doenças provocadas pela contaminaçõa do ar, a água e o solo?De maneira geral como podemos preveni-las?

5) Sobre a água: Que estado físicos ela pode ser encontrada na natureza? Dê exemplos? Quias são as mudanças de estado físico?

6) Quais são as característicaa dos seres vivos?

7) Caracterize e dê exemplos para os seguintes grupos ( Reinos) de seres vivos:
a) Monera
b) Protista
c) Funghi
d) Plantae
e) Animalia

8) Qual a importância das bactérias para nós seres humanos e para o meio ambiente?

9) Quai sãoas características dos vírus?

10) Cite algumas doenças provocadas por vìrus?

11) Qual a importância dos fungos para o meio ambiente?

12) Quais são as principais características dos:artrópodes, moluscos, peixes, anfíbios,répteis,aves e mamíferos? Dê exemplos

13) Quais as principais funções dos ossos humanos? E dos músculos?

14)Faça um esquema considerando o sistema ABO.( doação de sangue)

15) Quais são os órgãos que formam o sistema:
a) digestório
b) circulatório
c) respiratório
d )urinário
e) reprodutor( genital)
16) Descreva o processo mecânico e químico da digestão.
17) As hemáceas( glóbulos vemelhos) vivem aproximadamente 120 dias na corrente sanguínea.
a) Por que não ficamos sem hemáceas no sangue?
b) Qual subsância presnte nas hemáceas é fundamental para a atuação delas no organismo^Qual a função dessa substância?

18) Qual a diferença entre veia e artéria?

19) À mesa de refeições, uma criança pega uma travessa de comida que estava muito quente. Automaticamente solta-a. A travessa caiu e espalhou a comida.
a) A criança propositadamente soltou a travessa? Explique.
b) Porque perceber altas e baixas temperaturas é importante para as defesas de nosso corpo?

20Após estudar a poluição do ar um estudante de 8ªérie disse que" ar puro é aquele que contém só gás oxigênio, enquanto ar poluído é o que contém tambémoutros gases." Comente esta afirmação, dizendo se concorda ou não com ele.

21) Cite características que, se consideradas conjuntamente, distinguem as aves de outros animais.

22) A maioria dos mamíferos é placentário.
a) Nos mamíferos a fecundação é interna ou externa?
b) Qual a importância do órgão chamado placenta no desenvolvmento do embrião?

23) O morcego temo corpo revestido de pelos, e as fêmeas produzem leite para amamentar seus filhotes. uma criança de 6 anos, após assistir a um filme sobre a vida dos morcegos, disse:" O morcego é uma ave,assim como o pardal".
a) Devido a qual característica do morcego a criança fala que ele é um morcego?
b) Todas as aves apresentam a característiva que foi a sua resposta no item a?

24) Diferencie animais pecilotérmicos de homeotérmicos.

25) Caracterize os vírus.

26) Qual a diferença entre um antibiótico e uma vacina?

27) Cite o nome de alguns métodos contraceptivos humanos.

28) Em que parte do sistema genital feminino normalmente acontece a fecundação?

29) Coloque os seguintes acontecimentos na ordem em que acontecem: parto,ovulação,gravidez, fecundação, fixação na parede do útero, amadurecimento do ovócito.

30) O que significa DST?

31) As siglas AIDS e HIV, embora relacionados, indicam coisas diferentes. A que se refere cada uma?

32) Faça um esquema mostrando como acontece a fotossíntese?

33) Explique o ciclo da água na natureza.      
____________________________________________________________

Indicações para a prova de HISTÓRIA  no Ensino Fundamental, pelo NEEJA:
  • Períodos da pré-história: Paleolítico, Neolítico, Idade dos metais
  • Formas de governo.
  • principais características dos povos : Hebreus, Fenícios, Persas, Gregos, Egipcios.
  • Características da sociedade feudal.
  • Tribunais da Inquisição.
  • Grandes navegaçoes europeias.
  • Iluminismo.
  • Revolução Francesa.
  • Revolução Industrial.
  • Primeira Guerra Mundial.
  • Segunda Guerra Mundial.
  • Brasil pré- colonial.
  • Constituição de 1824.
  • Revolução Farroupilha.
  • República velha.
  • Governo de Getúlio Vargas.
  • Governo de JK.
  • Ditadura Militar.
    ________________________________________________________________________


Indicações para a prova de história , no Ensino médio, pelo NEEJA:
  • Egito.
  • Crises que abalaram a Europa no final da Idade média.
  • Iluminismo.
  • Renascimento.
  • Revolução Industrial.
  • Constituição de 1824: características dessa Constituição.
  • Pensamento econômico mercantilista.
  • Primeira Guerra Mundial.
  • Segunda Guerra Mundial.
  • Grandes navegaçoes europeias.
  • Brasil colonial.
  • Governo de Getulio Vargas
  • Ditadura militar.
  • Governos de: José Sarney,  Fernando Collor, Fernado Henrique Cardoso, Lula.

    Texto sobre Feudalismo (clique aqui)
   _____________________________________________________________________

DICAS DE FILOSOFIA

            Você sabia que...
  • Tales de Mileto foi o 1º filósofo grego conhecido.
  • para Tales de Mileto, tudo é composto de água; para Pitágoras, o número é o regente das formas e ideias; para Platão, o mundo real é o mundo das ideias.
  •  Aristóteles foi aluno de Platão.
  •  cosmologia é uma palavra composta de “cosmo”que significa a ordem e a organização do mundo e “logia” que significa pensamento racional.
  •  mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, etc...).
  • as principais condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia foram as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana e a invenção da política.
  • pólis é a cidade política onde o cidadão tem direito de emitir em público sua opinião, discuti-la com outros. 
  • os períodos de investigação da filosofia grega são quatro e chamam-se: período pré-socrático, período socrático, período sistemático e período helenístico.
  •  uma característica do período pré-socrático foi buscar o princípio eterno, imortal, gerador de todos os seres.  Não admite a criação do mundo à partir do nada.
  •  para os gregos, a physis, era a causa natural e imperecível de todos os seres e de suas transformações
  • a physis é imortal e as coisas físicas são mortais
  •  Sócrates foi  assassinado pelos poderosos de Atenas porque fazia a juventude pensar.
  • mesmo diante da morte por ingestão de veneno, Sócrates não se calou e bradou: “ eu prefiro a morte a ter de renunciar à filosofia “.
  • Sócrates nunca escreveu. O que sabemos de seu pensamento encontra-se nas obras de seus discípulos, principalmente Platão.
  • para desenvolver nos jovens atenienses o dom da oratória e a capacidade de persuadir os outros na política, surgiram os sofistas.
  • os principais períodos da filosofia são filosofia patrística, filosofia medieval, da Renascença, moderna, filosofia do iluminismo e filosofia
  •  Platão fundou sua própria escola filosófica – a Academia, que foi uma das primeiras instituições permanentes de ensino superior do mundo ocidental.
  • A filosofia patrística recebeu esse nome porque foi obra dos apóstolos Paulo e João a e dos padres da igreja.
  •  a filosofia da renascença é marcada pela descoberta de obras de Platão e de Aristóteles. A época também se dedica à recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos.
  • ceticismo é a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o homem.
  •  o nome Iluminismo refere-se à um período da filosofia e crê nos poderes da razão, chamada de “às luzes”.
  •  no século XIX, a Filosofia descobre a cultura como o modo próprio e específico da existência dos seres humanos.
  •  a cultura se realiza porque os humanos são capazes de linguagem, trabalho e relação com o tempo.

            _____________________________________________________________________
DICAS DE SOCIOLOGIA


Você sabia que...
 
  • uma das preocupações da Sociologia é formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes.
  • a alienação acontece quando o homem não se vê como sujeito, criador da história e capaz de produzir obras.
  • sistema feudal foi o sistema que existiu durante a Idade Média.
  • no renascimento, surgiram homens que de forma mais realista, investigavam a sociedade. Maquiavel – em “O Príncipe”, comentou como o governante pode manipular os meios para conquistar e se manter no poder.
  • com o iluminismo, houve uma valorização da ciência e da racionalidade no entendimento da vida social. 
  • absolutismo era o poder concentrado nas mãos do rei.
  • Jean Jacques Rousseau estudou as causas da desigualdade social e defendia a democracia.
  • a consolidação do sistema capitalista, que culminou com a Revolução Industrial ( séc. XVIII ), na Inglaterra, gerou alterações no estilo de vida das pessoas, que viviam no campo ou do artesanato.
  • capitalista é aquele que  possui a empresa ou os meios de produção.
  • com a invenção da máquina a vapor, em 1784, houve um grande impulso à industrialização, 
  • aumentando a produção e o capital, diminuindo os gastos com mão-de-obra.
  • classe burguesa é aquela que, ao longo do tempo, acumulou capital com o comércio e reteve os meios de produção.
  • classe proletária é a que não tem capital e é expropriada dos meios de produção.
           ____________________________________________________________________



Sugestão de filmes que abordam temas relacionados à Filosofia e à Sociologia
A festa de Babette (1987, Dinamarca, direção de Gabriel Axel)História situada no século XIX. Mulher francesa vai viver em vilarejo dinamarquês, de costumes muito austeros e religiosos. Lá prepara uma surpresa para seus habitantes, ligada a um dos maiores prazeres do ser humano: a comida.Fahrenheit 451 (1966, Reino Unido, direção de François Truffaut)Ficção científica baseada em livro homônimo de Ray Bradbury. Em uma sociedade futura, de regime totalitário, os livros são proibidos, porque se acredita que a leitura é perda de tempo e impede as pessoas de serem felizes. Alguns passam a ler escondido.Sócrates (1974, Itália, direção de Roberto Rossellini)Representação do final da vida de Sócrates, seu julgamento e condenação à morte. Utiliza diálogos escritos por Platão, como a Defesa de Sócrates, Críton (tentativa dos discípulos de convencê-lo à fuga) e Fédon (último diálogo antes de tomar a cicuta)
.Dúvida (2008, EUA, direção de John Patrick Shanley)Filme ambientado em escola católica do bairro nova-iorquino do Bronx que recebe seu primeiro aluno negro. Inicia-se com o sermão do padre Flynn sobre a dúvida, tema que pautará toda a trama, em um duelo com as certezas morais da madre superiora.
Matrix (1999, EUA, direção dos irmãos Wachowski)Ficção científica em que o mundo é dominado por máquinas que se alimentam da energia dos seres humanos, enquanto estes vivem uma realidade virtual (matrix), um mundo ilusório criado por essas inteligências artificiais, embora de fato estejam adormecidos em seus casulos.

Sociedade dos poetas mortos (1989,EUA, direção de Peter Weir)Professor de literatura chega a uma escola tradicional estado-unidense com método inovador, entrando em conflito com a orientação ortodoxa da instituição. Provocador e criativo, incentiva os alunos a sair da passividade e a refletir sobre o que querem para suas próprias vidas.
Ponto de mutação (1990, Alemanha, direção de Bernt Capra)Filme baseado em ideias de livro homônimo de Fritjof Capra. Um cientista, um político e um poeta encontram-se em um castelo medieval na França e discutem acerca de questões científicas e existenciais, numa reflexão profunda e sensível sobre os rumos da ciência e da humanidade.
Avatar (2009, EUA, direção de James Cameron)Ficção científica ambientada em um planeta habitado por uma espécie humanóide que possui uma cultura de estreita relação com a natureza. Nesse cenário de rica e estranha biodiversidade, um grupo de cientistas terrestres desenvolve o projeto Avatar, que visa solucionar a crise energética na terra. Obra que suscita uma reflexão, tanto ética como metafísica, sobre o ser humano e a natureza.
A guerra do fogo (1981, França/Canadá, direção de Jean-Jacques Annaud)Filme que aborda o processo de hominização (surgimento em certos primatas de características próprias do ser humano) e os primórdios da humanidade.
Entre os muros da escola (2009, França, direção de Laurent Cantet)Filme baseado em livro homônimo de François Bégaudeau, que retrata o cotidiano de uma sala de aula em uma escola da periferia de Paris, onde se mesclam alunos que pertencem a distintos grupos sociais e diversas culturas e etnias (africana, árabe, asiática e européia).
Tempos Modernos (1936,EUA, direção de Charles Chaplin)Obra em que, de uma forma ao mesmo tempo satírica e poética, Chaplin passeia pela paisagem moderna, a paisagem da indústria moderna. Mostra-nos a submissão do ser humano à máquina e a substituição do trabalho mecânico, o que leva ao desemprego e à miséria.Mas mostra-no também a solidariedade e a capacidade de gentileza e alegria que resiste à opressão do trabalho.
O nome da rosa (1986, Itália/França/Alemanha, direção de Jean Jacques Annaud)Adaptação para o cinema da obra homônima do pensador italiano Umberto Eco. Trata-se de uma trama ambientada no século XII, que traz à tona algumas das questões centrais que caracterizam a Idade Média: a relação entre a doutrina cristã, a filosofia e a ciência; a atitude intolerante da ala mais ortodoxa da igreja diante das divergências dentro do próprio credo; a questão das heresias; as diferenças entre as diversas orientações no seio do cristianismo; o processo da inquisição.
Amadeus (1984,EUA, direção de Milos Forman)Filme que retrata a vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) nas cortes européias do século XVIII.
Era uma vez proletários (2009, china, direção de Guo Xiaolu)História de diversas pessoas, contada com humor: um velho camponês, um milionário que especula na bolsa de valores, um jovem migrante, um operário de uma fábrica de armamentos, um proprietário do hotel, crianças que sonham em se tornar artistas.
A lista de Schindler (1993, EUA, direção de Steven Spielberg)Filme sobre industrial alemão que salva centenas de judeus poloneses durante a Segunda Guerra Mundial. Mostra como o componente moral de um indivíduo pode interferir nas suas decisões e escolhas, levando-o a ações fundamentais em sua vida e nas vidas de outros seres humanos
.Central do Brasil (1998, Brasil, direção de Walter Salles Jr.)Filme que mostra a amizade entre uma mulher e um menino em busca de seu pai. Parte da apatia e da indiferença moral que caracteriza o Brasil de hoje, buscando recuperar a importância dos atos individuais no resgaste de nossa cidadania.
O óleo de Lorenzo (1992, EUA, direção de George Miller)Baseado em história real,o filme conta a luta dos pais de um garoto, que sofre de uma rara doença degenerativa, para conseguir criar um remédio que paralise o desenvolvimento do mal. Mostra a ciência como uma atividade interessada, que principia com um problema e pode ser desenvolvida pelas pessoas comuns.
Epidemia (1995, EUA, direção de Wolfgang Petersen)Obra que trata de uma epidemia causada por um vírus letal e desconhecido que assola uma região da África. Uma equipe de médicos do exército norte-americano é designada para o caso. Porém, além de descobrir o vírus causador da doença, os membros da equipe ainda têm de descobrir e desfazer a trama política que encobre a descoberta da doença. Mostra os interesses políticos e econômicos nos quais a ciência tropeça.

_______________________________________________________________________
Indicações para a prova de Ciências  no Ensino Fundamental, pelo NEEJA:
  • AR: De que é feito; características; importância do gás oxigênio( respiração, combustão);pressão atmosférica;compressibilidade e elasticidade;poluição e doenças relacionadas.
  • ÁGUA: Porcentagem no planeta e nos  organismos vivos;estados físicos; propriedades;pressão;ciclo da água; qualidade da água;poluição da água; doenças tansmitidas pela água contaminada.
  • SOLO: Camadas do solo;tipos de solo;poluição do solo.
  • Diferenças entre os seres vivos e não vivos.
  • Classificação dos seres vivos:Reino monera( bactérias); Reino protista( protozoários);Reino  Fungi; Reino plantae; Reino animalia;vírus .
  • Nomenclatura científica.
  • Corpo humano:Sistema  digestório;sistema locomotor; sistema circulatório; sistema respiratório;sistema excretor sistema reprodutor;sistema endócrino.
      ______________________________________________________________________

Indicações literárias para a prova de Literatura, no Ensino Médio, pelo NEEJA:

O Guarani, autor: José de Alencar.

• Dom Casmurro, autor: Machado de Assis.

• Vidas Secas, autor: Graciliano Ramos.

• Um Certo Capitão Rodrigo, autor: Erico Veríssimo

• O Navio Negreiro, a parte IV, autor: Castro Alves

  • I-Juca Pirama, Gonçalves Dias
  • Senhora, José de Alencar
  • Os Seminaristas, Bernardo Guimarães
  • Os Sertões, Euclides da Cunha
  • O Tempo e o Vento, Erico Verissimo
  • Fogo Morto, José Lins do Rego 
  • Os Sertões

Comentários sobre o livro Senhora (clique aqui)

Comentários sobre o livro Fogo Morto (clique aqui)

Comentários sobre o livro I-juca-Pirama (clique aqui)

Comentários sobre os livros O Guarani, Dom Casmurro, Vidas Secas e Navio Negreiro (clique aqui)
     ________________________________________________________________________
Indicações para a prova de Física  no Ensino Médio, pelo Neeja:
  • Notação Científica;
  • Unidades de medidas e suas transformações;
  • Cinemática (conceitos básicos, referencial, deslocamento e caminho percorrido velocidade média, gráficos e aceleração);
  • Cinemática Vetorial (conceitos básicos);
  • Leis de Newton.
Vídeo Física Hidrostática- parte I

Vídeo Física Dilatação dos sólidos - parte I

Vídeo Física Dilatação dos sólidos - parte II

Vídeo Física Notação Cientifica


Vídeo Física Ponto Material, Corpo Extenso
Vídeo Física Movimento, Repouso e Referencial

Vídeo Física Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
     
     ________________________________________________________________________
Indicações para a prova de Matemática , no Ensino Fundamental, pelo Neeja:
  • Porcentagem

  • Juros Simples

  • Cálculo de área (quadrado, retângulo e círculo)

  • Volume e capacidade (cubo e caixa retangular)

  • Problemas fracionários

  • Regra de três


  • Números Inteiros

  • Problemas do Primeiro Grau
  • Problemas envolvendo as quatro operações 
Indicações para a prova de Matemática  no Ensino Médio, pelo Neeja:

  • Matemática Financeira (juros simples e compostos)

  • Função do Primeiro e Segundo Grau

  • Cálculo de área e volume (cubo, paralelepípedo e cilindro)

  • Matrizes

  • Progressões Aritméticas e Geométricas

  • Função exponencial

  • Problemas fracionários
_______________________________________________________________________
Conteúdos programáticos para a prova de Português, Ensino Médio

  • Substantivos: classificação.
  • Acentuação gráfica.
  • Linguagem coloquial e linguagem culta.
  • Uso da crase.
  • Ortografia: palavras escritas com “s” ou com “z”.
  • Conjunções coordenativas.
  • Uso correto dos porquês.
  • Conjugações dos verbos.
  • Regência verbal.
  • Concordância verbal.
  • Uso dos pronomes oblíquos.
  • Uso do hífen.
  • Palavras homônimas e parônimas.
  • Sinônimos.
  • Interpretação de textos.
Dicas para o estudo sujeito e predicado (clique aqui)

Dicas para uso dos porquês (clique aqui)

Dicas para o uso do plural (clique aqui)

Dicas para o uso do x (clique aqui)

Dicas para crase (clique aqui)

Dicas para acentuação gráfica (clique aqui)

Dicas para acentuação gráfica - Hiatos (Clique aqui)

Dicas para acentuação gráfica - acentos diferenciais ( clique aqui)
 
 _______________________________________________________________

BIOLOGIA

      Entender e dominar os conceitos básicos de biologia é necessário para compreendermos melhor o que se passa ao nosso redor, como por exemplo, os efeitos da poluição global, do desmatamento, clonagem, células tronco, testes de DNA, doenças, entre outros. Na medida em que conhecemos, pelo menos um pouco do assunto, estaremos preservando nossa saúde e a da população em geral. Esse conhecimento permite também que tomemos decisões, que levem a proteção do bioma. Portanto, temos o dever de proteger o ambiente em que vivemos para que as futuras gerações não sofram por causa das ações humanas do momento.


DICAS PARA AS PROVAS

Origem da vida e evolução:
  • Identificar e comparar as primeiras teorias da origem da vida; 
  • Diferenciar seres bióticos de abióticos

Ecologia: 
  • Identificar um ecossistema, reconhecendo seus componentes e inter-relações; 
  • Compreender que a interferência humana em comunidades pode causar grande desequilíbrio ecológico;  
  • Diferenciar seres: Fotossintetizantes ou produtores, consumidores e de decompositores.

Saúde e doenças:
  • Caracterizar e identificar as principais doenças causadas por vírus e bactérias;    
  • Medidas de prevenção.


Genética:
  • Compreender os conceitos fundamentais da genética;
  • Reconhecer os tipos de constituintes químico da matéria viva (proteínas, lipídios, glicídios, lipídeos, proteínas e vitaminas);
  • Identificar os tipos de divisão celular;
  • Reconhecer a molécula de DNA como a molécula da vida e o papel dos cromossomos na transmissão das características hereditárias.
Histologia animal e vegetal:
  • Caracterizar os diferentes tecidos animal e vegetal, identificando suas funções.
 __________________________________________________________________